Sabemos que de 65% a 90% dos adultos sofrem pelo menos um episódio de dor lombar ao longo da vida. No Brasil, este número representa aproximadamente 50 milhões de pessoas com dor lombar.

E o que seria a hérnia de disco?

Trata-se do deslocamento do conteúdo discal entre as vértebras para além dos limites do espaço do disco intervertebral. Em uma linguagem popular, imaginemos um bubbaloo (chicletes): se apertarmos demais o líquido dele extravasa. Nesse caso, o líquido seria a hérnia discal.

As hérnias discais lombares são relativamente frequentes e acometem de  3 a 5% da população, principalmente entre 40 e 50 anos, com discreta predominância para o sexo masculino. São consideradas a principal causa de cirurgia de coluna no adulto.

As principais causas para ter hérnia de disco evolvem a predisposição genética (familiares com hérnia de disco), lesão por repetição, principalmente pessoas que ficam fazendo movimento de inclinação e rotação da coluna, postura (pacientes muito tempo sentado). Além de outros motivos associados como obesidade, tabagismo e outros fatores.

O grande problema da hérnia de disco é quando ela causa compressão dos nervos.

 

Como é a dor da hérnia de disco?

O sintoma mais frequente da hérnia é a dor na coluna lombar associada a ciatalgia, caracterizada por dor irradiada para perna, podendo piorar quando ao sentar ou caminhar. Aproximadamente 50% dos pacientes acometidos recuperam-se no primeiro mês após o episódio de dor, 95% em até 6 meses e apenas de 1 a 6% necessitam de cirurgia.

 

Já sei o que é a hérnia. Mas como posso tratar? Tenho sempre que fazer cirurgia?

Não!! Apenas uma pequena parcela terá que realizar cirurgia.

O tratamento inicialmente é com medicação, fisioterapia e mudanças dos hábitos de vida.

Os pacientes que não apresentarem melhora, seguindo refratários ao tratamento clínico ou que apresentarem piora neurológica progressiva (diminuição da força nos membros inferiores e pernas, amortecimento, perda de sensibilidade em região do trajeto do nervo ciático), têm como opção para o seu tratamento a intervenção cirúrgica.

 

Quais são os procedimentos cirúrgicos?

Bloqueio foraminal é um procedimento considerado minimamente invasivo. Neste procedimento não são feitos cortes. O paciente será submetido à anestesia ou sedação, sendo posteriormente colocado medicamento sobre o nervo inflamado através de uma injeção nas costas. O procedimento é realizado no centro cirúrgico e no mesmo dia o paciente recebe alta.

Outra técnica utilizada seria a microdiscectomia, onde é realizado um corte nas costas de aproximadamente 6 cm e retira a hérnia de disco.

 

Existe alguma técnica mais moderna?

A Discectomia endoscópica (retirada da hérnia de disco pela técnica de vídeo) é realizada através de um pequeno corte com aproximadamente um centímetro.

Na técnica mais atual, o corte é ainda menor, feito apenas para introduzir a câmera com os instrumentos automatizados, sem a necessidade de parafusos ou qualquer outro material dentro da coluna.

 

Então nem sempre é utilizado parafuso na coluna?

Exatamente. A colocação de parafuso é a técnica chamada de artrodese e esse procedimento é realizado somente quando a coluna está instável e há uma real indicação.

 

Não tenha dor na coluna!! Procure um Ortopedista especialista em Coluna!

 

Dr. Omar Mohamad Mansour Abdallah

Ortopedia e Traumatologia

Cirurgia da Coluna Vertebral

Cirurgia minimamente invasivas na coluna vertebral  

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *