Cifose é o termo utilizado para descrever uma curvatura externa anormal da coluna vertebral. Se for grave, a condição pode contribuir para uma aparência corcunda, e pode exigir cirurgia da coluna vertebral para o tratamento.

O que é cifose?

Um certo grau de curvatura é normal na coluna vertebral humana. Na verdade, as curvas internas e externas suaves do pescoço, costas e parte inferior das costas são necessárias para manter o corpo devidamente equilibrado e alinhado sobre a pelve. As curvas cifóticas são curvas para fora. Aquelas que se curvam para dentro são as chamadas curvas lordóticas.

Cifose é o termo geralmente utilizado para descrever uma curva excessiva para fora, ou arredondamento, da coluna vertebral. Novamente, alguns graus cifose são normais – entre 20-50 graus; curvas superiores a 50 graus são consideradas anormais. A coluna com cifose pode parecer normal, ou pode desenvolver uma aparência “corcunda”.

A cifose leve pode causar alguns problemas. Já a curvatura cifótica grave pode afetar os pulmões, nervos e outros tecidos e órgãos, causando dor e diversos outros problemas.

Existem vários tipos de cifose, e a condição pode ser encontrada em crianças, adolescentes e adultos.

Cifose postural

–  é a forma mais comum de cifose e é muitas vezes atribuída à má postura. Curvar-se habitualmente pode esticar os ligamentos da coluna vertebral e contribuir para a formação vertebral anormal. A condição geralmente aparece durante a adolescência, e é mais comum em meninas do que meninos. Cifose postural é marcada por uma curva suave e flexível que não está normalmente associada com dor, e, geralmente, não leva a problemas nas fases tardias da vida.

Cifose de Scheuermann desenvolve mais comumente em meninos adolescentes  e existe uma tendência familiar para a condição. Caracteriza-se por uma curvatura curta e acentuada na parte do meio da coluna torácica. Frequentemente está associada com dor nas costas. Este tipo de cifose tende a ser rígida ao exame clínico. Um grau leve de escoliose é comum em adolescentes com cifose de Scheuermann. Radiograficamente a cifose de Scheruermann é caracterizada por irregularidade das plataformas vertebrais, angulação de três ou mais vértebras acima de 5 graus com acunhamento da porção anterior das mesmas e nodos de Schmorl (áreas de invaginação do disco intervertebral para dentro do corpo da vértebra). Existem dois tipos básicos para a cifose de Scheruermann – a torácica clássica e a toracolombar. A torácica tem como ápice da deformidade as vértebras de T7, T8 e T9. A toracolombar é mais baixa, em uma região que habitualmente não tem mais curva cifótica, e tende a ser mais sintomática (T11, T12 e L1).