Entenda seus Exames de Coluna

 

Espondiloliste

Espondilolistese é o termo usado quando temos um deslizamento (escorregamento) de uma vértebra sobre a outra, perdendo o alinhamento da coluna.

Existem várias causas, mas, a principal é a questão degenerativa, por isso essa condição costuma atingir pacientes mais velhos.

 

Escoliose

Escoliose é o termo usado quando temos uma deformidade (desvio) da coluna associado com a rotação da mesma, o famoso “S” da coluna.

A causa dessa deformidade é idiopática na maioria das vezes.

 

Artrose

Alterações degenerativas das articulações é o termo usado quando estamos falando de artrose, que é o desgaste da cartilagem da articulação, causando alterações ósseas, onde um osso raspa no outro.

 

Osteofitos

Osteófitos é o famoso “ bico de papagaio”, trata-se da formação de um novo osso sobre a vértebra, esse novo osso pode comprimir os nervos e as estruturas nobres da coluna e, com isso, causar dor nas pernas ou nos braços.

Os osteófitos ocorrem pela degeneração articular.

 

 

Fissura do Ângulo Fibroso

A fissura do ânulo fibroso é a lesão da camada externa do disco vertebral, o disco é o amortecedor da coluna, quando ocorre a ruptura do ânulo o paciente pode ter dor e espasmo da coluna devido a liberação de agentes inflamatórios.

 

Abaulamento Discal

Abaulamento discal conhecido também como protrusão discal, popularmente é o início da hérnia de disco, isso ocorre quando uma pequena porção do núcleo pulposo e parte interna do disco vertebral começa a sair da sua posição original.

 

Nódulo de Schmorl

Nódulo de Schmorl são lesões encontradas na coluna vertebral. É uma condição benigna degenerativa da vértebra, é a migração do tecido do disco para o interior do corpo vertebral.

Na maioria das vezes, é uma condição patológica assintomática.

  

 

Hemangioma

Hemangioma – é um tumor benigno, devido a proliferação aumentada de vasos sanguíneos. É o tumor mais encontrado na coluna vertebral, cerca de 25-30%, sendo um achado, porque o mesmo não é um motivo de dor em 90% dos pacientes. Em raras exceções, ele pode causar dor na região torácica e causar fratura do corpo vertebral devido às alterações na arquitetura óssea.

A sua causa ainda não é bem definida, estudos revelam que a causa mais comum desse tumor é genética e é extremamente raro sua magnetização.

 

Não tenha dúvidas com seus exames, procure um Ortopedista especialista em Coluna!