Espondilolistese é um termo que define um conjunto de condições no qual há o deslocamento de uma vértebra sobre a vértebra seguinte, causando sintomas como dor lombar, depressões na pele, contratura da musculatura da coxa e dores noturnas.

Apesar de serem mais comuns em homens, a espondilolistese acontece com maior intensidade nas mulheres, podendo ser ocasionada por defeito de formação da coluna, estresse mecânico, processo de envelhecimento ou causas secundárias de tumores.

A Espondilolistese não possui uma prevenção, porém o seu tratamento pode ser realizado com antiinflamatórios e analgésicos, na maioria dos casos, ou com uma intervenção cirúrgica, para as condições mais graves.

Dr. Omar Mohamad Mansour Abdallah

Ortopedia e Traumatologia

Cirurgia da Coluna Vertebral

Vita Clínica de Ortopedia

Maringá -PR (44) 3031-4411

Prateleiras e estantes altas é um verdadeiro desafio para pessoas mais baixas, que costumam ficam constantemente nas pontas dos pés e esticar os braços para alcançar os objetos. O que pouca gente sabe é que, de forma contínua, esse hábito é péssimo pra musculatura.
Quando se estica o braço pra cima, além da possibilidade do deslocamento de ombro, os músculos e tendões da região podem se desgastar com o tempo, fazendo com que surjam condições como bursite e tendinite, ocasionando dores e lesões no local.
Para evitar o desgaste no ombro, é importante não esticar a musculatura para tentar alcançar um objeto muito alto, sempre que for necessário, tente utilizar uma cadeira ou algum tipo de apoio para que o braço possa estar sempre na altura dos ombros ao pegar algo.

Dr. Omar Mohamad Mansour Abdallah
Ortopedia e Traumatologia
Cirugia da Coluna Vertebral
Vita Clínica de Ortopedia
Maringá -PR (44) 3031-4411

A síndrome do chicote, ou whiplash, é o nome dado para uma série de sintomas que acontece após um trauma que ocasiona um movimento brusco no pescoço, sendo mais comuns em acidentes automobilísticos ou queda muito alta.
Entre os sintomas que a síndrome pode apresentar, estão dores na região cervical, nos ombros e nos braços, fraqueza nos membros superiores, rigidez no pescoço, diminuição de reflexos, zumbido nos ouvidos e distúrbios na visão.
O Whiplash é dividido em quatro graus de intensidade, variando de traumas leves, onde só há dores e rigidez na região cervical por causa da lesão, até contusões no qual há fratura ou luxação no local.
Dependendo da lesão, o tratamento pode ser realizado com uso de antiinflamatórios, analgésicos, repouso ou ainda por meio de tratamentos fisioterápicos e osteopáticos.
Dr. Omar Mohamad Mansour Abdallah
Ortopedia e Traumatologia
Cirugia da Coluna Vertebral
Vita Clínica de Ortopedia
Maringá -PR (44) 3031-4411